CBLOL: A LOUD traumatizou a RED Canids
- Lucas William
- 18 de abr. de 2024
- 3 min de leitura
A eliminação da matilha no CBLOL neste sábado com certeza ‘’chocou o mundo’’. A maioria das expectativas – incluso a minha – colocaram a vitória dos lobos como certa. A questão é que a Vivo Keyd não estava nem aí para isso e, portanto, os eliminou. Gostaria de trazer neste breve ensaio, um recorte de ideias que se transformou numa tese completa sobre o porquê da RED ir “mal” nesta reta final. LOUD 3x0 RED Ao meu ver, o impacto da série desequilibrada alterou totalmente os sentidos da RED. Tentarei explicar de uma maneira bem didática, portanto, vamos entender o panorama da série e como eu enxerguei os “gaps” apresentados nela: Tinowns e Croc dominantes Para mim, o maior gap que existe em termos de early game da LOUD pros outros no melhor da verduxa é a forma como seu MID JG abusa do tracking, das janelas de visão e pune baseado nas waves. Parece tudo aleatório comigo falando assim, não é? Porém, não é.
Note pela imagem como o Route e o Redbert puxam a wave, na medida em que o Croc dá cover para isso. O tracking no Aegis pela pink na bush e, posteriormente, a pink nas larvas, possibilita uma LOUD fazendo move para o bot.
O Tinowns com a pressão natural da matchup consegue descer e tornar o dive em Brance e Jojo determinantes no resultado do jogo.
E não é só isso que torna a LOUD dominante, visto eles não terem o melhor early game do CBLOL hoje em dia. Mas a noção de como usar visões a seu favor é algo que ocorre no jogo todo. E como isso traumatizou a Matilha?
RED Mirror e DDC
No Depois do Crime, Grevthar comentou alguns fatores dos quais fizeram-no sentir como se não fossem os mesmos dos treinos. Alegou principalmente da proatividade, falou de não serem tão rápidos e agressivos, algo que, segundo ele, perceberam necessidade de ser após a série contra a LOUD. Estendendo ainda mais minha margem argumentativa, podemos ver no RED Mirror após o terceiro jogo (senão me engano), o Kalec questionando a falta de ação nos tempos devidos, com visão e punindo pelo tracking. A cobrança recaiu principalmente sobre o Aegis e Jojo, ao meu ver os motores da RED no seu pico de nível.
Vê como tudo isso é fruto de um insight que o time teve logo após tomar um 3x0 seco? É como se eles entendessem onde reside o maior problema dos times ao enfrentar a tricampeã, porém, não fosse tão simples de resolver e executar.
Derrocada da Matilha
Assimilar o quão ruim isso daria é bem simples: você está na fase final do campeonato e, de uma semana para outra, decide mudar sua mentalidade e forma como interpreta o jogo, tentando ganhar o campeonato processado por meses em semanas...Não daria certo. É interessante ver também como o Kalec se esforçou em dar prioridades de draft pro time, algo citado na situação supracitada também, na tentativa de replicar um early game forte e dominante baseado na visão e tracking. A questão é notar como a forma do time jogar sendo totalmente diferente nas outras semanas, portanto, não traria frutos tão rápido e tiraria o conforto dos players na reta final.
Luz no fim do túnel
Eu acredito, apesar destas críticas, que a leitura da RED é correta. Eles precisam mudar pra vencer o CBLOL, precisam entender onde são dominados para não ocorrer novamente; portanto, eu não mudaria nada para o segundo split, apenas manteria as ideias e as aplicaria desde o início do torneio para terminar adaptados e na mesma página!
Comments