top of page
  • Twitter
Buscar

LPL: BLG x TES - Grande Final do Spring Split 2024

  • fnxeduardo
  • 19 de abr. de 2024
  • 4 min de leitura

De um lado, a favorita Bilibili Gaming (BLG) de Bin e knight. Do outro, a desafiante Top Esports (TES) da dupla JackeyLove e Meiko. A final da LPL Spring Split 2024 acontece neste sábado, às 7h (horário de Brasília), e marca a primeira final desde 2022/1 sem a presença da atual tricampeã consecutiva JD Gaming (JDG) na disputa pelo título.


Líder em praticamente todo o campeonato, a BLG confirmou o seu favoritismo durante o split.


Foto: Reprodução/BLG

Na fase de pontos, a equipe perdeu apenas uma série – para a iG, na quarta semana, com uma bela apresentação do jungler Leyan – e fechou a etapa regular com 30 vitórias e 5 derrotas em partidas únicas. Já nos playoffs, a BLG chega à final invicta pela chave superior, tendo vencido a Ninjas In Pyjamas (NIP) e a própria TES, por 3 a 1 e 3 a 2, respectivamente.


Por outro lado, a TES começou o campeonato em um ritmo mais lento, mas aos poucos conseguiu encontrar seu estilo de jogo para se recuperar ao longo do torneio, disputando ponto a ponto com a JDG pelo segundo lugar na tabela

.

Foto: Reprodução/TES

Na fase eliminatória, a disputa entre as duas equipes acabou efetivamente decidida: duas vitórias para a TES em cima da JDG, por 3 a 0 e 3 a 1, encerrando o sonho do tetra consecutivo para Ruler e companhia. Ao mesmo tempo, o top laner 369, tricampeão pela JDG, agora segue em busca do tetra sem seus antigos companheiros. Além do quarto título consecutivo, caso a TES consiga vencer a BLG, 369 – junto do seu suporte Meiko – podem chegar ao mesmo patamar de Xiaohu e Clearlove como os maiores campeões da história da LPL com cinco títulos.


Se por um lado a motivação para quebrar barreiras pode estar ao lado de alguns jogadores da TES, a BLG tem a sua própria barreira a ser destruída nesta final: ser campeã da LPL pela primeira vez. Depois de ver a JDG dominar a China consecutivamente, a BLG neste split demonstrou estar preparada para alcançar a taça com a chegada de knight, bicampeão pelo time de Pequim em 2023, e um dos principais jogadores dessa nova BLG.


No último confronto entre os dois clubes, na final upper, BLG e TES tiveram uma série apertada, mas com certa dominância da BLG na maioria dos early games da série, mesmo nos jogos que foram derrotados. A TES, por outro lado, demonstrou inventividade no draft – como os picks de Urgot e Quinn do 369 em cima de Rek’Sai e Renekton – e soube lutar de igual para igual, com destaque para a bot lane de JackeyLove e Meiko, que souberam dominar a parte inferior nos jogos 2 e 4, mesmo contra a forte bot lane de Elk e ON.


Mais uma vez disputando o título um contra o outro, Bin e 369 se reencontrarão na final da LPL depois de um ano do último confronto valendo a taça. Neste split, os dois jogadores apresentaram bons jogos e um duelo à parte, principalmente na série entre eles na final upper. Mesmo representando, em partes, funções distintas para as suas respectivas equipes, os dois top laners têm um ponto em comum: o Aatrox. O campeão é a principal escolha de ambos, mas o do 369 é o mais vencedor, com 76% de aproveitamento em 13 jogos, enquanto o Aatrox do Bin venceu ⅓ das suas 9 partidas. Com a entrada de picks diferentes para a rota superior, a disputa entre os dois jogadores pode ser a chave que define o confronto.


Na jungle, o duelo também é bastante equilibrado. Mesmo com estatísticas bastante próximas entre Xun e Tian, os dois caçadores apresentaram estilos diferentes na caminhada até a final, com Xun voltado mais para o jogo de mapa e Tian mais sanguinário. Destaque para a Vi de Xun, invicta nos playoffs e campeão mais jogado do split por ele, e para o Lee Sin do Tian, que mesmo sem vencer ainda nos playoffs, foi a principal escolha do caçador na fase regular, com 80% de win rate.


Se nas outras posições podemos afirmar que o confronto é bastante parelho, é a rota do meio que tende a ser o maior impacto nesta série. Mesmo com um bom split do jovem Creme, a série entre os dois times mostrou que se a TES quiser vencer, precisam parar o knight. Para a BLG, é preciso ter atenção com o Hwei de Creme, que chega à final com 7 jogos e 7 vitórias, enquanto para a TES, a Neeko de knight apresenta os mesmo stats, mas ambos os campeões ainda não apareceram na fase eliminatória. Será que voltam durante a final?


Principal rota a receber atenção na série – e no LoL em geral – a bot lane dos dois times são extremamente equilibradas. Tendo um dos seus melhores splits da carreira, Elk domina praticamente todas estatísticas entre os atiradores. Por outro lado, Meiko foi possivelmente o melhor jogador da posição na LPL – e talvez até fora dela – e trouxe, até aqui, uma vasta pool de 17 campeões diferentes (contra 15 de ON). Se o mid pode ser a lane a ser decidida pelo desequilíbrio entre os jogadores (ainda que o Creme esteja realmente bem no torneio), a rota inferior contará com uma disputa equilibrada entre as duas duplas. Jo-gão!


Comments


Porão do Comp

Obrigado pelo seu tempo!

bottom of page