CBLOL: Análise da paiN Gaming
- Lucas William
- 5 de mar. de 2024
- 4 min de leitura
A paiN gaming, um dos times mais tradicionais do CBLOL, novamente vem sendo cotada como uma das favoritas ao título pela boa campanha que faz.
Elenco
TOP: Wizer

Wizer é top laner da paiN desde o primeiro Split de 2021 e, diferente de antes, vejo ele se destacando mais numa posição de não carregador desta vez. Seus jogos com K'sante evidenciaram suas qualidades em fazer corpo e procurar espaços para punir os inimigos em teamfight. Sua constância enquanto laner possibilita uma distância com seu jungler, visto a não necessidade de tê-lo por perto. Um adendo negativo são alguns "desligamentos" cometido pelo player em algumas partidas, talvez pensando que não será punido. Algumas waves mal jogadas o fazem dar janelas, das quais dificultam seu time no processo da vitória.
JG: CarioK

O jungler da paiN vem se destacando neste Split principalmente como o enabler do time, onde domina tanto o rio quanto boa parte das estatísticas de participação enquanto jungler na temporada. Sua tomada de decisão parece mais limpa em detrimento dos Splits anteriores e seu destaque principal certamente é ao jogar pro bot.
Uma das dificuldades que vejo nele é quando sai de sua zona de conforto e quer lutar em 2v2 (ao invés de 5x5 no rio), tanto por escolhas de draft (Lee Sin e Azir) quanto por performance individual, que não está no auge.
MID: dyNquedo

A função do mid laner da paiN atualmente é uma névoa pra mim. Sempre jogando com magos e fazendo uma função de carry secundário, dyNquedo se destaca em situações onde consegue atingir o pico de seus campeões, não comumente dando o maior dano do time.
Algumas questões sobrevoam o dyNquedo pra mim e envolvem não ser capaz de dar enabling para o time caso necessário e não ter uma participação ativa no mapa cedo, algo que custa certas situações. Suas qualidades enquanto carry não são discutíveis, mas todo o resto é.
ADC: TitaN

Um dos recentes contratados pela paiN, ao meu ver é o maior destaque e o melhor ADC do CBLOL até então. Sua função vai além de ser um carry, pois também está em setar como lutar e sendo o maior determinador de vitórias.
O time se dá muito bem quando consegue colocar o TitaN numa posição proativa, podendo punir e criar a partir do próprio campeão. E é por isso que quando ele está de Lucian o jogo fica mais fácil: ele dá corpo, sabe quando sair e entrar, punindo com sua qualidade individual e sagacidade os adversários. Um fator negativo talvez seja isso o levar a trollar em momentos, algo que não só ele no time faz.
SUP: Kuri

Kuri, compondo o resto do elenco, em números, é um dos melhores da liga. É o tipo de jogador que se posiciona corretamente e, com o auxílio do mais vocal ADC da região, representa a melhor bot lane da liga.
A versatilidade da pool de Kuri o torna um suporte mais completo que Damage, seu antecessor na posição, embora suas atuações tenham declínios em se tratando de engages. Ao meu ver, Kuri sofre do mesmo problema que o outro sul-coreano da equipe: se desliga da partida. Neste caso, parece mais como uma certa falta de humildade em reconhecer as janelas onde será punido, andando desligado pelo mapa ou dando engages sem pé, nem cabeça. Para além disto, é um ótimo suporte.
Estilo de jogo
A paiN é o melhor time quando se fala em domínio de terreno e a escolha de lutas nele. O time quase sempre escolhe seu jungler voltado para esse tipo de situação. Rell e Maokai, a exemplo, assumem a função de achar engages e suprimir o outro time enquanto o outro tende a dominar o rio com sua ultimate e criar visões sem expor seu time. Diante disso, temos CarioK, como pilar indiscutível, visto sempre escolher seu pick de acordo com a necessidade que o time tem de entrar nas posições de luta.
Para complementar mais ainda a ideia do estilo de jogo, sinto que a PNG ainda é um time lento e gradual, buscando vantagens das quais não se correrá riscos fatais ao longo do jogo. Serem metódicos é, historicamente, algo comum à equipe, entretanto, o elenco vem mostrando um repertório muito avançado do qual conseguem escolher como jogar a partir das escolhas da bot lane, anteriormente mais limitados.
Pontos positivos
TitaN e Kuri tem sido, com certa tranquilidade em dizer, a melhor bot lane da liga. Enquanto o suporte se mostra extremamente consciente na tomada de decisões, tendo uma vasta gama de champion pool sem comprometer o estilo do time, o atirador se faz, além de vasto em repertório, muito clutch. No mais recente jogo contra a RED Canids, os dois puxaram todos os ban's adversários e mesmo assim conseguiram se sobressair nas lutas. A capacidade de reter atenção tanto do seu jungler, quanto adversário, dificulta os jogos para os oponentes, facilita as lutas pelo bot e concede vantagens cruciais que, posteriormente, são compensadas com o top DPM do CBLOL.
A solidez dos solo laners reafirma um time capaz de não perder por gaps individuais e, embora já o tenha ocorrido, a frequência é menor do que em outros casos. DyNquedo tem um dos melhores KDA's entre os jogadores da sua rota, além de ter alto dano em todos os jogos.
Pontos negativos
Nunca é fácil apontar pontos fracos de um time super vitorioso no campeonato, porém eu certamente iria pelas linhas de inatividade da mid lane que não necessariamente produz algo a mais futuramente para o time e, em partes, um desligamento do Wizer em certos jogos.
Para o primeiro caso, não é exatamente uma coisa somente ruim, sinto que a mudança de meta possibilitou menos punição à evasão do 2v2 mid-jungle e escolhas fortes para tal coisa. Entretanto, podemos notar jogadores da mesma posição buscando o jogo e produzindo igual ou mais. Em relação ao Wizer, nos jogos de Udyr e Kayle, é nítido o fato dele se desligar em alguns momentos e ser indisciplinado no meio das partidas.
Outro detalhe que, não só como a paiN, o Brasil enquanto região sente dificuldade, é o de escolher melhor seus assignments e corrigir sua postura na side lane.
Conclusão
O Split é longo e ainda falta muito para alegar favoritismo a qualquer time, dado a zica do primeiro lugar. Vejamos como a paiN se sai.
Comentários