CBLOL: Análise das equipes pra Primeira Etapa - Parte 1
- Lucas William
- 18 de jan. de 2024
- 4 min de leitura
LOS Grandes
Trazendo uma mistura entre coreanos, jogadores vindos do Academy e o medalhão Envy, a LOS vem com um time para disputar vaga nos playoffs, porém pela lower bracket.
As primeiras considerações que eu farei serão com relação à mistura feita; Envy não teve muitos trabalhos com coreanos, principalmente na jungle. SuperCleber ainda sequer jogou o CBLOL de fato e, mesmo sendo uma promessa, trabalhará com estrangeiros sem ter sentido o gosto da liga. Celo, por sua vez, jogou na Netshoes Miners com outro coreano, assim como Kabbie, que também jogou fora da Coreia.
Se esse time pegará ou não playoffs, dependerá bastante da relação dos coreanos com os brasileiros. Seize é um jogador agressivo e Envy não me parece estabelecer muito bem o espaço necessário para seu jogo intenso aparecer de maneira correta. SuperCleber ainda deverá se adaptar ao nível da liga principal e a comunicação em inglês, sendo estes fatores que sabotaram alguns times anteriormente. A bot lane não me traz tantos comentários, por mais que eu veja um potencial em Kabbie, existem outras bot lanes fortes com maiores expectativas este ano.
Não sinto que haja uma sinergia evidente neste time a princípio e nada que uma bot lane com boa mecânica resolva por si só; portanto, prevejo um time com dificuldades evidentes e um caminho estreito diante do nível dos outros elencos. A necessidade de uma coach staff capaz de solucionar essas questões aparece e por mais que eu não veja o Dionrray como um bom coach, ele teve experiências com coreanos e deve saber como colocá-los na mesma página dos brasileiros, assim como Medina trabalhou com o mais recente sucesso do Academy (a KBM), trazendo por fim ao menos esse ponto de vista positivo.
Liberty
É delicado falar da Liberty enquanto expectativas, considerando que o time não parece ter sido projetado para disputar alguma coisa.
São muitos jogadores vindos do Academy sendo promessas e vejo o valor de integrá-los ao CBLOL, desde que feito corretamente, com mais pilares e referências dentro de jogo. micaO, apesar de ser a referência escolhida, não foi sequer uma referência suficiente pelos outros times que passou, que dirá agora num time com 4-ex Academy? Enfim, apesar destes questionamentos, é positivo que sejam expostos à liga principal, principalmente Drakehero e Makes, que pouco ou nada tiveram de contato com ela.
Encaro a Liberty 2024 como um experimento onde há uma coaching staff forte e vencedora, integrada a jogadores com um futuro a ser desenvolvido na liga. Acredito que uma forma de melhorar o time seria ter adicionado alguma peça mais experiente em outra lane, trazendo mais experiência a estes jogadores; entretanto, como isto não foi feito, creio na Liberty como um time sem chances de pegar playoffs nesta primeira etapa.
paiN Gaming
E lá vai a paiN, mudar novamente a bot lane com esperanças de que o top side quatro vezes vice campeão irá vencer. E bem, eu também acho que haja esta possibilidade.
Os problemas deste time sempre foram pautados em adaptabilidade no meio das séries e dificuldade de criar vantagens expressivas dentro de jogo. Não vejo a nova bot lane como uma solução para todos estes problemas, dos quais advém mais da mentalidade enraízada no time; todavia, encaro os novos jogadores como vozes mais impactantes dentro e fora de jogo, se comparados ao Bvoy e Prodelta. Embora a função de falar dentro de jogo fosse dada para Cariok e Prodelta, era visível que o Prodelta ainda não conseguiria fazer isso num time com ideias pré-estabelecidas. E como TitaN mudaria isso? É um jogador que definitivamente chama mais para si os jogos, que busca as janelas e até comete erros por isso. Como Kuri auxilia isso? Lembro-me claramente do Kuri ter polido muito do TitaN na época em que jogaram juntos. Portanto, ao meu ver, a escolha da bot lane foi acertada.
Enquanto nem tudo são flores, persiste um mid-jungle sem sinergia alguma, com decisões duvidosas a todo instante (principalmente por parte do Cariok), que são o maior problema deste time há eras. Segue-se disso que se não houver uma melhoria neste aspecto, ainda será um time com dificuldades para se tornar o melhor da liga. KaBuM! Esports
O "super time" da KBM vem cotado como o melhor elenco do CBLOL no papel, e comparado ao elenco anterior, foi um enorme upgrade.
A escolha de Hauz de volta à mid lane da equipe talvez seja a maior incógnita em termos de performance, mas, ao meu ver, foi acertada, principalmente levando em consideração que seu melhor trabalho foi com Wiz, outro jungler coreano.
Netuno e Ceos devem ser a melhor bot lane da região, desde que Netuno teve conforto em jogar sempre foi consistente e muito decisivo enquanto Ceos além dos títulos vem com um Atirador cujo idioma é o mesmo que o seu.
O top side da KBM deve se tornar muito mais forte com Malrang e Lonely, dado que Lonely fez o possível pra performar bem em elencos inferiores nessa organização. Malrang vem mais com um ar de: vai se adaptar, jogar no ritmo dos brasileiros, dominar ou falhará como outras promessas vindas da Coreia? A grande questão da KBM vai ser unir jogadores que não estavam juntos anteriormente e, se der certo, com certeza o potencial se torna o maior da liga. LOUD
O atual tricampeão sofreu, além de sua coaching staff, apenas uma alteração em seu plantel.
A mudança na bot lane com a saída de Ceos tem impacto direto no resto do elenco, principalmente por sua característica mais mental de jogar, sendo alguém que lida indiretamente com as ações do resto da line. Enquanto Robo e Croc são conhecidos por sua agressividade tresloucada, Ceos e Route pareciam convergir para outro aspecto capaz de manter o time num equilíbrio saudável. A escolha de RedBert para suceder Ceos soa como uma maneira de manter esse equilíbrio, entretanto, sem a mesma efetividade, em vista dos recentes trabalhos frustrantes do suporte. A questão para a LOUD reside no fator desenvolvimento desta parte, mas também se ele conseguirá se impor e se adaptar, pois não é apenas o jogador estar bem e ser bom e sim, ser bom para o todo.
O elenco da LOUD perdeu bastante com essa mudança de suporte, enquanto os outros times evoluíram considerando meus times para playoffs. A LOUD parece se encaixar como uma terceira ou quarta posição, ainda que com claras chances de título.
Comments