top of page
  • Twitter
Buscar

CBLOL: Nem todos os times sabem usar a fase regular

  • Foto do escritor: Lucas William
    Lucas William
  • 13 de mar. de 2024
  • 3 min de leitura

Acredito que os melhores times do CBLOL nos últimos anos têm a mesma mentalidade quanto a forma pela qual devemos jogar a fase regular: o importante é chegar bem para os playoffs. É uma realidade muito forte e verdadeira, querendo ou não. Porém, por que alguns times performam bem no começo e declinam da metade para o final? Por exemplo, estudaremos um pouco da KBM, time cotado a mais forte do CBLOL antes deste Split começar.

Desempenho inconstante

Os ninjas começaram o CBLOL bem, apesar da derrota para a LOUD. Espera aí... bem? Por bem, entendemos vitórias, correto? Todavia, há um mal em pensar assim. Nem toda vitória convence, algumas apenas pontuam. E é aí o mal do time na fase regular. A KBM venceu muitos jogos de forma desagradável, alguns caóticos, evidenciando fraturas muito fortes que ocasionaram em 4 derrotas seguidas e, após vencer a paiN, a derrota para a INTZ.

Motivos da queda

Quando estávamos no final do primeiro turno, um torcedor quis colocar o Malrang acima do CarioK, jungler da paiN, por ter usado uma pool mais vasta e estar performado bem. Eu não discordo dele ter tido uma pool mais vasta, entretanto, enquanto a paiN tinha vitórias convincentes e poderia finalmente subir um step na fase regular, a KBM ainda precisava se entender.


O Malrang ter usado vários campeões diferentes, até foi um dos motivos da vitória de seu time, o problema é que isso, ao longo do campeonato, foi se tornando falta de identidade por parte da equipe, assim como uma falta de união e auto entendimento. Não estou dizendo que o Malrang é o problema, é apenas um ponto. Por exemplo, o Lonely também utilizou vários campeões diferentes e tenho certeza que mudar o campeão não ia elevar sua performance.

Apesar disso, não é a fase regular o melhor momento para se testar campeões ou composições? Estaria eu, caro leitor, fugindo deste princípio? Vamos entender a minha forma de raciocinar a respeito da questão. Neste caso, precisamos utilizar e abordar alguns pontos

1) Coesão e coerência

Por coesão, entendo a união adequada dos elementos do time. É entender como cada jogador quer jogar e aplicar. Por coerência, e aqui o mais difícil, é buscar sentido nestas uniões. Veja, não basta os jogadores terem conforto, aquilo tem que estar de acordo com o meta e entre si, estar correto. A KBM provavelmente está procurando isso, entretanto, não é através de inúmeras composições diversas.


Foto: Reprodução/CBLOL

Lonely, em uma entrevista, comentou sobre essa falta de entendimento dos jogadores a respeito da própria composição e isso denota baixo aproveitamento do campeonato até então para isso.

2) Repertório

Agora, quanto ao repertório, nós dificilmente podemos falar da KBM para exemplificar. Neste estágio, o time já é coeso e coerente, porém necessita de elevar a quantidade de coisas das quais será capaz de atuar para não cair na repetição excessiva. A RED, por exemplo, aplicou um 2-0 utilizando Viego/Nocturne e Orianna, para um mid-jungle mais forte. Na semana mais recente, aplicaram outro 2-0 usando Maokai e Hwei, pensando mais na composição em geral. Isso é uma forma de repertório.


No caso da LOUD, é um time que pode jogar tanto a bot lane com Senna, quanto com Lucian, Varus e o suporte se moldando ao pick do ADC. A paiN, apesar das derrotas mudando principalmente o pick da jungle, é um time coeso e coerente ao mesmo, usando da gordura que tem para se ampliar. Detalhe: a paiN já é um time com repertório (não o melhor nisso), visto poderem jogar com engage, siege ou kiteback, a depender da escolha da bot lane.

Afinal, como isso tudo determina a forma que jogaremos a fase regular? É simples: se você é um time com as peças quase inteiramente diferentes, a sua luta é no primeiro ponto. Se você é um time que adquiriu o primeiro ponto, a sua luta é expandir para o segundo com cuidado.


Foto: Reprodução/CBLOL

Se os "Ninjas" conseguirem adquirir o primeiro passo, é bem possível que o segundo chegue mais fácil, ou não. Tudo depende de um trabalho mais harmonioso da coaching staff com os players.

Comments


Porão do Comp

Obrigado pelo seu tempo!

bottom of page