CBLOL: Seleção do 1º turno da Primeira Etapa 2024
- Lucas William
- 20 de fev. de 2024
- 3 min de leitura
O primeiro turno se foi neste último sábado e consigo muitas discussões a respeito da escolha de MVP's. Nunca será uma tarefa simples, pois não há uma convenção geral do critério utilizado na escolha do jogador e, apesar deste problema, considero dois os fatores mais relevantes nesta decisão:
1 - Impacto nas vitórias.
2 - Consistência (isso inclui vencer, obviamente).
O primeiro critério é mais relevante baseado na noção de avaliarmos individualmente um jogador, seu potencial moldador de vitórias, enquanto o segundo se refere ao alto nível mantido regularmente. Baseado nestes dois fatores, vamos aos meus MVP's!
TOP: Guigo

Considerando dados como a quantidade de abates solo, Guigo atende perfeitamente ao nosso primeiro critério. Enquanto sua bot lane se pretende não comprometer e se manter numa boa média, Guigo esmaga. Um exemplo é seu impacto no jogo contra a LOUD que mesmo tendo um Academy no mid, não mediu esforços para dominar a sua posição e por consequência o jogo. Diferente de outros Splits, tem morrido menos sozinho e manteve essa característica pertencente: a de ser melhor mecanicamente.
JG: Cariok

Acredito que pelo primeiro critério, o Cariok foi o jungler que mais se destacou. Embora ele e Malrang, outro destaque da jungle nesse Split, tenham números parecidos, e diferente da KBM a paiN se volte mais para o conjunto da obra, Cariok tem sido uma peça fundamental para seu time enquanto criador de vantagens certas (daquela que vai para quem precisa), enquanto sinto Malrang um jogador individualmente brilhante e capaz de carregar seu time com tal brilhantismo. A diferença é, possivelmente, eu sentir a paiN ter jogos mais cleans, principalmente pela forma como seu jungler faz seus pathings (algo cujo qual o Malrang foi um dos poucos capazes de responder adequadamente), sempre reforçando as forças certas de seu time. Cariok ou Malrang, os dois são justos.
MID: tinowns

Essa é a lane mais discutida, muito provavelmente. Porém meu primeiro critério tende a cair aqui. Um detalhe: se fossemos considerar o domingo (18), eu mudaria a escolha; entretanto, o turno acabou no sábado, onde posso afirmar com certa confiança o Tinowns ter sido muito mais impactante que a minha segunda escolha. Sua consistência também existe e se baseia no fato de sempre ser o fator da qual seu time depende. A vida do mid laner da "verduxa" também não tem sido nada fácil, visto seus teammates estarem numa fase complicada.
ADC: TitaN

Bem, aqui é uma escolha muito fácil. É o protagonista do seu time no momento atual, com impacto absurdo nas últimas vitórias do time junto de seu jungler. Além de ter sido clutch quando necessário, a partir da segunda ou terceira semana, TitaN parou de comprometer sua equipe com plays erradas no bot. A ausência de concorrentes capazes de reproduzir seu mesmo nível ajuda TitaN a tomar esse posto com tranquilidade.
SUP: Ceos

Alguns jogos do suporte não me foram de total agrado, mas a segunda opção teve a mesma coisa no começo. O fato é que não se pode negar o impacto do Nautilus, ops, Ceos, nas vitórias da KBM. Enquanto alguns de seus teammates se encontravam num time totalmente novo, Ceos não perdeu suas boas características nos bons engages e tomadas de decisão. A segunda opção, Kuri, atende melhor ao segundo critério, enquanto o suporte tricampeão atende melhor ao primeiro. Neste caso, o fato da paiN se basear mais no conjunto e eu não ver Kuri como a engrenagem principal, enquanto Ceos sim ser uma das engrenagens principal dos ninjas, fez-me crer nesta ser a melhor escolha.
Espero ter sido coeso na tomada de decisões e não ter repetido algo muito batido na comunidade. Que venha o segundo turno!
Comentários