top of page
  • Twitter
Buscar

LCK: A nova geração de suportes

  • Foto do escritor: Blanka
    Blanka
  • 29 de fev. de 2024
  • 3 min de leitura

Renovações sempre são necessárias no âmbito esportivo. No futebol, por exemplo, muito por conta do físico, no LoL, por outros fatores, às vezes nem tão claros, mas que existem. O fato é que toda região no League tem a sua defasagem em determinada posição, e na LCK não seria diferente.


Já há alguns anos vem existindo um gap considerável do top 4 pro resto da liga em duas posições específicas: jungle e suporte. Neste texto falaremos dos jogadores que vêm encabeçando essa nova geração de suportes e, na semana que vem, será a vez dos junglers.


BRO Pollu

Foto: Divulgação/LCK

Parafraseando o poeta Mano Brown, dos Racionais MC's, Pollu é a prova viva de que até do lixão nasce flor. Durante o Summer Split da LCK CL 2023, Pollu ficou em sétimo colocado no ranking de POG's (Player of the Game) da liga, alcançando 400 pontos. O único de sua equipe a figurar o top 10.


Pollu é o mais novo (18 anos, nascido em 2006) e mais recente dos suportes dessa lista, tendo sido promovido da OK Brion Challengers, divisão Academy da Brion, para a equipe principal no dia 3 de fevereiro, bancando assim, em definitivo, Effort, outrora titular da posição.


Pollu é um suporte que foca mais em ter uma laning phase agressiva do que rodar o mapa, aproveitando janelas ou então forçando 2v2's, seja com Samver ou com Envyy, seus 2 ADC's. Ele também tem uma boa teamfight, especialmente quando está com engagers. Um dos melhores Nautilus da LCK.


FOX Execute

Foto: Divulgação/LCK

Dentre os suportes que fazem partem dessa renovação da posição na LCK, Execute é o mais diferente deles. A começar pelo fato de ser o mais velho em idade, tendo 24 anos, mesmo sendo um novato no que tange jogar na elite do LoL coreano. Ele também é o único que já jogou em outra liga Major, tendo sido suporte da Astralis, na LEC, por 1 ano e meio. Essa experiência de ter jogado no EUW foi essencial para o desenvolvimento das características e estilo de jogo dele.


Execute é um dos suportes mais agressivos e que melhor rodam o mapa na LCK, apesar de ser também o com a maior média de mortes, por conta de seu exagero na ofensividade. Curiosamente, seu apelido dentro da comunidade é de Hylissang coreano. Justo, não?


NS Peter

Foto: Divulgação/LCK

Prata da casa, Peter é sinônimo de segurança. Um jogador que prefere ter uma lane phase mais passiva e tranquila, também sem procurar rodar muito o mapa, até por ser um dos shotcallers da equipe e atuar junto de Jiwoo, seu ADC, como weak side da NS. Sua teamfight é ótima, aliás, esse é o grande traço compartilhado desses novos suportes: todos teamfightam muito bem.


KDF Andil

Foto: Divulgação/LCK

Continuando na onda dos shotcallers, vamos falar de Andil, a mais recente pérola descoberta por cvMax.


Andil estreou no meio do Summer Split do ano passado, entrando na equipe para tentar minimizar a lacuna de shotcalling que havia e também o desgaste interno gerado por problemas de relacionamento de Jun, atualmente na Fnatic, com o resto da equipe.


Dentre os citados na lista, Andil talvez seja o melhor mecanicamente falando. Seu macro também é bom, usando, por vezes, de boas janelas de vantagem de tempo à frente do suporte adversário para gankar alguma de suas solo lanes. Sua lane phase é meio 8 ou 80, podendo vencer um 2v2 do Deft mesmo tendo um ADC ruim do lado (mais especificamente Taeyoon, na época) a ser absolutamente stompado.


O potencial de Andil é enorme. Lapidando uma coisinha aqui e outra ali, como sua transição do early pro mid game e alguns overs, ele se tornará um dos melhores da região.




Comments


Porão do Comp

Obrigado pelo seu tempo!

bottom of page