LCK: Antes tarde do que nunca
- Blanka
- 2 de abr. de 2024
- 3 min de leitura
Ídolo de toda uma geração de top laners e cultuado até hoje pela comunidade coreana, Kiin foi e ainda é um dos top laners mais interessantes que a LCK já produziu.
Em seu auge, Kiin ficou marcado por ser um top laner criativo, de laning phase dominante e champion pool imensa, incluíndo picks exóticos, como o seu Viktor, mas o tempo passa para todos e com ele não foi diferente.
Infelizmente Kiin viveu uma queda de desempenho ao longo desses 4 anos em que defendeu a Freecs, chegando em seu pior momento no Summer Split de 2022, quando amargou a sétima colocação junto de sua equipe e ficou em antepenúltimo lugar no que tange KDA dentre os top laners, além de ter sido o segundo com maior média de mortes.
Em 2023, iniciou-se a virada de chave na então desgastada carreira de Kiin, quando, após defender por 4 anos a Freecs, o top laner decidiu ir embora da KDF e explorar o mercado.
Mesmo após ter feito o seu pior Split na carreira, o nome de Kiin dentro do imaginário do cenário coreano ainda era muito forte. Logo surgiram rumores dele em várias boas equipes, com bons projetos, e no fim das contas quem conseguiu recrutá-lo foi a KT Rolster, na época, iniciando um processo de semi-rebuild em sua lineup.
Kiin chegou na KT junto de mais outros 2 jogadores renomados: Bdd, mid laner, e Lehends, suporte. Bdd, inclusive, compartilhando junto à Kiin o fato de estar vindo de uma péssima fase, no caso dele, vindo da Nongshim RedForce.
O ano de 2023 foi um ótimo primeiro passo pra retomada de Kiin à boa forma.
O top laner foi, tanto no Spring Split, quanto no Summer Split, o jogador de sua posição com o melhor KDA, além de aparecer bem nos outros stats também. E a KT chegou até a liderar a Fase Regular do Summer Split, superando equipes como Gen.G e T1.
Já no Worlds, as coisas voltaram a complicar. Kiin foi disparadamente o pior jogador da KT naquela campanha. Não obstante disso, no final do mesmo ano, durante a janela para a temporada atual, jogador e org foram para caminhos distintos.
Mesmo com as péssimas performances no Mundial, Kiin deu indícios mais do que suficientes na LCK de que ainda tinha gameplay e vontade para melhorar e se reinventar.
A Gen.G, no mesmo processo de semi-rebuild que a KT havia feito no final de 2022, foi lá e recrutou o top laner por recomendação de Lehends, que havia sido repatriado pela equipe.
Pela GEN na temporada atual, pode-se dizer que Kiin faz o seu melhor Split desde o auge vivido na Afreeca Freecs em 2018.

Kiin está mais consistente do que na KT, voltou a mostrar uma champion pool vasta, atuando com 14 campeões diferentes ao todo, e mesmo numa line recheada de outros craques, como Canyon, Chovy e Peyz, em muitos momentos foi Kiin o escolhido para ser o strongsider, a referência da equipe, recebendo os recursos e os fazendo valer na lane phase e, posteriormente, nas teamfights.
Falando de maneira mais técnica, o top laner novamente foi o jogador da sua posição a ter o melhor KDA, 4.7, além de figurar entre o top 3 de todas as outras categorias de stats. Kiin também foi nomeado o melhor top laner deste Spring Split 2024 no All-Pro Teams, uma das categorias das premiações da LCK em que os casters, coache's, players e jornalistas do cenário coreano votam para decidir os 3 melhores de cada posição.
Será que finalmente está chegando a hora de vermos Kiin erguer o tão sonhado caneco da League of Legends Champions Korea? Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.
Comments