LCK: Análise das equipes pro Spring Split - Parte 1
- Blanka
- 12 de jan. de 2024
- 4 min de leitura
Com o inicio do Spring Split da LCK 2024 se dando daqui a 5 dias, eis aqui a primeira parte das nossas análises sobre as mudanças nas equipes e também nossas expectativas nelas.
Hanwha Life Esports
A HLE foi a única equipe da LCK a dar um upgrade concreto em seu roster para 2024. O trio ex-GEN além de serem melhores que seus antecessores, também combinam em termos de encaixe.
Peanut foi o melhor jungler da LCK em 2023 (sobretudo no Summer Split), Doran é um dos melhores top laners da região e Delight é o mesmo no que tange suportes. Somados à boa dupla de carrys remanescentes da line passada, Zeka e Viper, eles têm tudo pra brigar pelas cabeças.
Qualquer coisa fora de um top 3 será considerado fracasso para um elenco desses. Rivais diretos da T1 pelo título.
KT Rolster
A KT é mais uma das tantas equipes da LCK que sofreram downgrades por conta do teto salarial inserido na liga. É claro, não é como se os jogadores que chegaram fossem ruins, muito pelo contrário, mas quando comparamos com a line anterior...
Basicamente o que foi feito aqui foi uma tentativa de remontar a DRX 2022, com exceção dos solo laners. Falando neles, a manutenção do Bdd foi corretíssima, dado o fato de que ele foi o melhor ou segundo melhor mid laner da LCK em 2023. Quanto à top lane, a aposta no prata da casa, PerfecT, é quase garantida, pois é um jogador muito promissor e com bons antecedentes nas ligas de base da região.
Já quanto ao trio campeão do mundo, as últimas performances deles não foram tão gloriosas quanto naquele Worlds. Pyosik foi pra LCS e só conseguiu um mísero seed 3 na Team Liquid, BeryL amargou um sexto lugar na LCK e Deft um seed 4, apesar de ter sido o melhor jogador da DK.
Em encaixes a equipe faz sentido, ao menos. Assim como a HLE, dá pra projetar que o top vai atuar mais como weak side (mas com picks e capacidade individual para ser o strong sider carryzão caso necessário), mid e adc serão as referências e o jungler jogará ao redor deles (mas também com alguns picks para ser o carry se necessitado for). Contando também com a importantíssima participação do capitão BeryL no shotcalling.
Minhas expectativas são de que a KT vai brigar pelo seed 3 ou 4. Mais que isso é surpresa, menos que isso é decepção.
Dplus KIA
A DK talvez tenha sido a equipe da LCK que mais se enfraqueceu dentre as que se classificaram para o Worlds passado. Perderam seus 2 melhores jogadores, renovaram com quem não tinham que renovar e a reposição que fizeram pro top foi como trocar 6 por meia-dúzia.
A equipe só sofreu downgrades, com exceção do adc, que dá pra debater ser do mesmo nível ou até um pouco melhor (em momento recente, não capacidade). Outra coisa que me incomodou nessa janela deles foi o fato de não resolverem o maior problema da equipe desde a saída do BeryL: a falta de um líder, um shotcaller, alguém pra pensar e organizar o jogo, que talvez pudesse vir na figura de um novo suporte.
A promoção do Lucid, atual maior promessa da jungle coreana, era algo natural de ocorrer após a saída do Canyon e é impossível de não se empolgar, mas ele terá uma difícil missão de se sair bem no Split de estreia tendo do lado a companhia de um top e suporte medianos e um ShowMaker que não faz jus ao seu hype já há 2 anos.
A DK briga por seed 4, talvez seed 3 se alguns step-ups ocorrerem.
Nongshim RedForce
A NS foi a única equipe da LCK a não fazer nenhuma mudança em seu plantel, até porque nem precisam. Dos 5 jogadores, 4 são muito promissores.
A equipe já dava sinais de que poderia vir a competir e ser uma dor de cabeça para os grandes desde o começo do último Split. Chegaram a quase vencer várias MD3's, mas, por conta da inexperiência do elenco, a dificuldade em fechar as partidas pesou. Tiveram uma crescente na reta final da fase regular, mas, por conta das derrotas no primeiro turno, os pontos não foram suficientes para chegar aos playoffs.
Minha expectativa é de que continuem a melhorar e briguem por playoffs. Olhos abertos no DnDn, FIESTA e Jiwoo.
OKSavingsBank BRION
A BRO veio para 2024 renovando com alguns de seus jogadores da temporada passada, perdendo sua figura de liderança e fazendo reposições questionáveis.
A saída de UmTi pode ser um duro golpe pra uma equipe pouco consciente e que nele via um breve facho de luz em shotcalling, ainda mais tendo em vista que seu sucessor, gideon, é uma promessa ainda não realizada e que durou menos de 5 meses em sua última equipe. A saída de Hena para a vinda de Envyy, ex-adc da LGD, também é um downgrade considerável.
As renovações de Morgan, Karis e Effort foram justas, dado o fato da equipe operar com um budget limitado e eles terem feito uma temporada decente.
As expectativas são baixas, pra variar. Sofreram 2 downgrades e não é como se o resto da line fosse de elite. As últimas colocações são o que aguardam a equipe do "lord" Morgan e cia.
Comentários