top of page
  • Twitter
Buscar

LCK: GEN x T1 - Grande Final do Spring Split 2024

  • Foto do escritor: Antônio Vargas
    Antônio Vargas
  • 13 de abr. de 2024
  • 3 min de leitura

Com a vitória por 3x1 em cima da HLE, a T1 se classifica para sua sexta final de LCK seguida, quinta contra a Gen.G.


A matchup já é mais do que conhecida para os fãs de LCK e, apesar do melhor retrospecto internacional da T1, domesticamente a GEN vem apresentando melhores desempenhos e resultados, principalmente quando o adversário é a T1 de Faker. Chovy saiu vitorioso nas últimas sete vezes que enfrentou Faker, e nos 10 encontros mais recentes, o placar é de 8x2 para a GenG (21x11 em jogos individuais).


Imagem: Reprodução/Inven

Apesar do confronto ser o mesmo, Gen.G e T1 apresentaram mudanças para o ano de 2024, tanto em estilo de jogo e na forma na qual se comportam dentro das partidas, quanto em lineups e staff. Mesmo se provando bem-sucedidas ao longo do Split, ainda não sabemos como os novos nomes das duas organizações vão desempenhar em uma final entre as duas.


Imagem: Reprodução/GEN

Do lado da GenG, tivemos três mudanças importantes no roster da equipe. A adição principal foi Canyon, campeão mundial pela DWG (atual DK) em 2020. O jungler construiu sua carreira ao lado de ShowMaker na organização, tendo como destaques em seu estilo de jogo a agressividade e a inteligência dentro do Rift. Assim como Peanut, seu antecessor na posição, Canyon também possui uma forte sinergia mid-jungle ao lado de Chovy, e é uma peça importante para habilitar o midlaner nas partidas.

Para a toplane, preenchendo a saída de Doran, membro da organização nos últimos quatro Splits, a GEN trouxe Kiin, um veterano da LCK, vindo da KT. Kiin por muito tempo foi a principal peça no roster da AF (atual KDF) e consolidou seu nome lá. Apesar de ainda não ter vencido um título de relevância, Kiin é um dos top laners mais experientes e consistentes da liga. Em busca do seu primeiro título de LCK, Kiin traz a mesma estabilidade (ou talvez até mais) que Doran trazia, principalmente nos confrontos contra Zeus, considerado por muitos o melhor top em atividade no mundo.


Essas duas mudanças foram muito bem-vindas, mas ainda faltava um shotcaller, alguém mais comunicativo para "organizar" a equipe dentro de jogo. E a adição de Lehends, companheiro de Chovy em 2019 na extinta Griffin e na própria Gen.G em seu primeiro título de LCK, em 2022, foi o que faltava para a organização se manter no topo da fase regular em mais um Split. Lehends trouxe sua experiência para atuar ao lado de Peyz, que apesar de já ser bicampeão da LCK, ainda é tido como novato por sua pouca idade.


Foto: Reprodução/T1

A T1 optou por manter o seu roster campeão da LCK em 2022/1 e Worlds em 2023, mas trouxe um velho conhecido de volta à organização: kkOma. Técnico da equipe do início de 2013 até o final de 2019, o treinador multicampeão dispensa apresentações. KkOma esteve presente nos três primeiros títulos mundiais da T1 ao lado de Faker, além de se provar fora da organização, quando venceu os dois Splits da LCK em 2021 ao lado de ShowMaker e Canyon na DK. Apesar de muito vitorioso no passado, kkOma volta à T1 para mudar o resultado desse embate entre as duas organizações em finais.


Apesar de possuir mais títulos, a T1 vem novamente como underdog para o confronto e ainda precisa se provar contra a GEN, dado o retrospecto recente. Entre problemas com ataques DDOS durante todo o Split e dificuldades na rotina de treinamentos, a equipe de Faker chega à decisão com fome de título.

A Gen.G, mesmo apresentando um jogo sólido e poderoso ao longo da temporada, enfrenta algumas dúvidas na reta final do campeonato. Mesmo com Chovy estando possivelmente na melhor fase de sua carreira quando se fala em nível de jogo, os outros membros da equipe vêm apresentando performances inconstantes ao longo dos playoffs. Mesmo sendo favorita, a equipe dourada ainda têm o difícil desafio de enfrentar sua rival na decisão.

Apesar da repetitividade, o confronto entre Gen.G e T1 em finais de LCK sempre entrega o mais alto nível de League of Legends que podemos acompanhar, e esperamos um show de ambas as equipes na madrugada deste domingo.


Palpite: 3x2 Gen.G


Acredito que, mesmo com as inconsistências em performances, a Gen.G ainda é a melhor equipe vindo para o confronto, ainda que por pouca margem. Chovy e Zeus têm sido os melhores jogadores de cada time e são as peças a ficarmos de olho.

Kommentit


Porão do Comp

Obrigado pelo seu tempo!

bottom of page