LJL: Entrevista com VicaL, head coach da SoftBank HAWKS
- Renee Junior
- 26 de jan. de 2024
- 5 min de leitura
Atualizado: 26 de jan. de 2024
Após o fim da primeira semana da LJL Spring 2024, tive o prazer de conversar com VicaL, agora treinador da SoftBank HAWKS, após quase três anos da primeira entrevista.

Responsável por parte da competitividade que a LJL apresenta hoje em dia, VicaL é o head coach de um projeto ambicioso com uma equipe que conta com Evi, Forest, DasheR, Marble e Vsta na line, e visa não apenas desbancar o panteão da liga, a DFM, como também dar continuidade no trabalho dos últimos anos de ir bem em torneios internacionais.
Nesta conversa, falamos sobre suas passagens por Rascal Jester e FENNEL, algumas promessas da LJL para o futuro, e claro, sobre a estreia da SoftBank HAWKS no último sábado. Confira mais abaixo.
P: Olá, VicaL. Poderia se apresentar para o público que é fã da LJL no Brasil?
R: Olá, eu sou VicaL, Head Coach da SHG. Prazer em conhecê-lo.
P: Você deixou a FENNEL ao fim da temporada 2023 após a saída da organização da LJL. Poderia nos contar como a SHG entrou em contato com você?
R: Eu recebi uma chamada algumas horas após ter postado em meu Twitter que estava deixando a FENNEL e procurando por uma equipe nova. Eu fiquei realmente surpreso que recebi uma ligação imediatamente (após o seu post).
(risos), Você é um Coach tão bom que eles lhe ligaram rapidamente.
R: Eu me sinto grato.
P: Falando sobre a line. Você participou ativamente no processo de escolha dos jogadores?
R: Eu escolhi todos os detalhes desde a Rascal Jester até a FENNEL. Entretanto, SHG já tinha escolhido os jogadores que iriam permanecer e os jogadores novos estavam quase decididos, então eu não participei na escolha da composição da SHG.
A chegada de Evi foi decidida tarde e eu penso que os jogadores decidiram escolher um ao outro mais do que penso que apenas decidi me juntar com Evi.
P: É a sua primeira vez trabalhando com Evi. Qual sua primeira impressão do jogador?
R: Eu acho que sua ambição é realmente grande. E é por isso que Evi tem habilidade para fazer isso, e por isso que ele está aqui agora. Essa foi minha primeira impressão de Evi.
P: Poderia falar sobre o que você acha relacionado ao estilo de jogo do time?
R: Se você já assistiu aos jogos de Rascal Jester e FENNEL, você provavelmente sabe que tipo de estilo eu estou buscando, mas eu odeio dropar jogos. Eu estou indo para fazer um time que mire para julgamentos rápidos e um 5v5 forte.
Momento reservado para falar sobre o debut da Shakespeare.
P: Olhando para o passado. Nós tivemos o debut de Shakespeare na FENNEL e ela foi realmente bem. Você acha que ela está pronta para jogar na divisão principal da LJL?
R: Claro. Na época, o meta estava bom para a Shakespeare e isso acabou que isso se tornou bom o suficiente no processo de treinos, então não apenas eu, mas os companheiros de time na época tinham fé na vitória.
Corporal foi o braço direito em termos de skill em si. Ele não estava disponivel para a partida e eu pensei que não teria problemas porquê Shakespeare poderia vencer.
Wow, então ela não estava escalada para jogar aquela partida e precisou entrar subitamente?
R: Corporal me pediu para não jogar por motivos pessoais e eu, como Head Coach, poderia ter recusado e força-lo a jogar, mas eu tinha fé em Shakespeare e deixei ela jogar.
Então nós colocamos Shakespeare em scrims avançadas, e ela se provou ser uma jogadora.
Debutando em junho de 2023 pela FENNEL do Head Coach VicaL, Shakespeare impressionou com sua performance e terminou a primeira semana do Summer Split com as melhores estatísticas da liga.
Voltando para a normalidade da entrevista.
P: Poderia falar se já tiveram scrims recentemente?
R: Claro, nós jogamos em maioria contra times da PCS, VCS e LCKCL (segunda divisão da LCK).
P: Eu vi alguns posts e o clima na Gaming House parece estar muito divertido. Vocês já estão enturmados?
R: Nosso objetivo não é apenas vencer, mas também se tornar o time mais popular na LJL, também. Então para fazer isso, é importante ficar familiarizado com os fãs. Essa é a opinião de Evi e eu estou trabalhando duro porquê também acredito fortemente.
P: Todos os membros são extrovertidos ou algum é mais introvertido?
R: Eu acho que os mais introvertidos provavelmente são eu e Marble, enquanto o mais extrovertido é o Coach Tussle. Mas são apenas tendências, é apenas um mês ainda e já estamos todos mais próximos.
Em um destes posts, Evi postou uma foto mostrando que Marble usa uma capinha de celular com um adesivo do Yutapon. Curiosamente, Eugeo (Mid laner da AXIZ CREST) respondeu o tweet mostrando que também usa uma capinha com o mesmo adesivo.
P: Esse é provavelmente o time mais forte que você teve a oportunidade de trabalhar desde que chegou na LJL. Existem algumas estratégias que você gostaria de testar com esta line que não teve a oportunidade de fazer antes?
R: O que eu posso dizer com certeza é que cada lane tem à habilidade de ser o “carry”. Na partida de hoje (contra à V3 Esports), Evi sufocou TaNa, um carry coreano.
Em fato, não podemos deixar Marble fora da história. Ele é o jogador que mais me surpreendeu quando cheguei na SHG. Se a SHG for bem sucedida neste ano, Marble será o centro disso.
Poderia elaborar mais sobre sua opinião acerca de Marble?
R: Simples, suas skills individuais são realmente boas, mas é realmente amável ver ele absorver o feedback saindo imediatamente das scrims “tipo” como uma esponja e mostrando uma boa performance no próximo jogo. Ele é um jogador que faz realmente divertido de o treinar. E Marble é um jogador habilidoso, mas realmente tem uma boa personalidade.
P: Claro que estamos apenas na primeira semana. Mas você acha que a SHG pode brigar com as equipes da PCS nos futuros Playoffs?
R: Nós já tivemos muitas scrims com os times da PCS, e nós estamos realmente confiantes para ser honesto.
P: Bom, poderia falar sobre a estreia da equipe contra a DFM no sábado? Eu acho que a impressão que ficou é que a SHG é muito boa no começo do jogo, mas por algum motivo eles não conseguiram vencer. É algo relacionado com a comunicação?
R: Tem também o problema da comunicação, mas a segunda partida foi literalmente o jogo em equipe. Quanto mais os cinco jogarem na mesma ideia, mais vantajoso isso é, mesmo se a ideia é errada, se eles se moverem com a mesma ideia em uma maneira ordenada, eles podem produzir bons resultados. Esse é um problema que nosso time precisa melhorar no momento. É um processo que nós estamos trabalhando juntos e em fato, eu estou satisfeito com a performance no primeiro jogo contra a DFM sem considerar vitória ou derrota.
P: Chegamos ao fim da entrevista, muito obrigado pelo seu tempo. Poderia deixar uma mensagem final para os fãs da equipe e da liga?
R: Eu especialmente queria dizer um obrigado para os fãs que continuam nos apoiando desde a Rascal Jester até FENNEL e SHG. Vencer é claro a coisa mais importante, mas eu acho que isso deveria ser divertido. Eu irei tentar ser um time que olha para cada partida a seguir. Por favor mostre muito apoio. Obrigado.
コメント