LLA: Análise da Movistar R7
- Matheus Oliveira
- 1 de mar. de 2024
- 4 min de leitura
Para 2024, a organização mexicana fez uma das melhores e mais ambiciosas janelas de transferências já vistas na LLA ao manter toda a base latina bicampeã no ano anterior e realizar as contratações de Summit, o maior import da história da liga, e Lava, que, apesar de suas inconstantes atuações com a LOS, ainda chegava com a experiência de um jogador que atuou na LCK por 5 anos.
Elenco
O plantel mais estrelado dessa edição da LLA é composto por Summit, Oddie, Lava, Ceo e Lyonz. Aqui você conhece um pouco sobre cada um destes jogadores.
TOP: Summit

Claramente possuindo um nível muito acima da média da liga, Summit, sem sombra de dúvidas, é o jogador mais dominante da sua posição. O top laner sul-coreano possui, em média, 704 de gold de vantagem aos 15 min, quase 600 a mais que Zothve, o segundo colocado na lista.
Summit também é o jogador de sua posição que tem o maior impacto para sua equipe. Sua média de dano, em comparação aos top laners, é a maior da liga, além de que sua média de dano por minuto é a maior da liga em geral. Zothve, novamente o segundo da rota no quesito, está em décimo na colocação geral e tem 200 de DPM a menos que Summit.
A atuação de Summit será o ponto chave para um possível título da Movistar R7 neste split.
JG: Oddie

Oddie, jogador lendário do LATAM, multicampeão com a Lyon Gaming e tetracampeão da LLA, é o líder da Movistar R7 dentro do Rift.
Conhecido por ser um jogador impactante no início do jogo, o jungler peruano lidera, entre os titulares, a estatística de porcentagem de first blood.
O principal ponto da gameplay de Oddie além do early game é a constância. Tendo dois fortes solo laners e uma das melhores bot lanes da competição, o caçador assumiu um papel de segurança e abusa das escolhas fortes do meta como Maokai, Xin Zhao e Sejuani para ter um bom controle nas teamfights e manter sua equipe segura.
MID: Lava

Conhecido pelos brasileiros por conta de sua atuação na LOS no último ano, Lava vem tendo boas performances na LLA.
Assim como no CBLOL, Lava segue mostrando que possui uma pool vasta e que pode ser impactante com campeões de qualquer classe, mas o mid laner coreano vem priorizando escolhas com forte fase de rotas como Taliyah e Tristana, que possibilitam sua equipe controlar o mapa por conta de sua pressão na mid lane.
Com as ótimas atuações que teve principalmente com essas campeãs, Lava garantiu 6 MVP's, tornando-se líder no quesito entre os mid laners e o segundo no geral da liga. Isso nos mostra que o jogador parece ter se adaptado as regiões Minors, e que o baixo nível que apresentou em certos momentos no CBLOL não condiz com sua capacidade.
ADC: Ceo

Lorenzo Tévez é uma das maiores promessas da história do LATAM. Marcado pelo seu estilo agressivo e por ser sedento por abates, o atual bicampeão da LLA vai mais uma vez se destacando entre os jogadores de sua posição. Ceo briga com Snaker, atirador da Estral, em boa parte das estatísticas, ficando na frente na questão do KDA, porém um pouco atrás na questão de dano.
A agressividade de Ceo é peça chave para a criação de jogadas e dominância do early game para a Movistar R7.
SUP: Lyonz

Junto de Oddie, Lyonz é o jogador mais vocal da equipe, guiando boa parte do macro da atual bicampeã da LLA.
Na questão de gameplay, Lyonz vem mostrando ser um suporte completo. Podendo jogar tanto com suportes tanks como seu Nautilus que ainda não perdeu na LLA como com maguinhos e atiradores, o jogador argentino surpreendeu muitos jogadores com sua rápida evolução na liga.
Hoje, Lyonz é um dos melhores suportes da região e tem uma boa atuação, principalmente contra a bot lane da Estral, coisa que será essencial para conquistar mais um título para o arco-íris.
Estilo de jogo
Por ter jogadores com nível bem superior em relação a média da liga, a Movistar R7 costuma ter fases de rotas bem fortes e decidir os jogos la mesmo.
Em geral, o ponto de destaque da equipe é Summit que, na maioria dos casos, utilizará campeões carregadores que provavelmente serão escolhidos na fase final do draft, visando garantir uma matchup dominante.
A vantagem que Summit consegue em sua rota somada as rotações de Lava para a botlane devido à pressão que consegue no mid, garantem um early game extremamente dominante para a equipe. Inclusive, na última série contra a Estral, a Rainbow7 dominou o início dos dois primeiros jogos, mostrando que pode ser dominante mesmo contra as melhores equipes.
Pontos positivos
A fase de rotas, definitivamente, foi um dos se não o ponto mais forte da Movistar R7 nessa fase regular da LLA. Com uma forte presença de Oddie com ganks nos níveis iniciais, a equipe costuma dominar todas as lanes na partida, fazendo com que tudo se defina rapidamente.
Outro ponto importante que não precisou ser muito explorado é a experiência dessa equipe. Com recente bagagem internacional, o maior jungler da história do LATAM e jogadores que atuaram nas principais ligas do mundo, a Movistar R7 possui experiência suficiente para lidar bem em situações de pressão e virar partidas complicadas.
Pontos negativos
A dominância da Movistar R7 na liga faz com que seja difícil encontrar pontos fracos na equipe, porém o fato de ser um dos únicos times na liga que precisa se comunicar em inglês pode acabar dificultando de alguma forma a tomada de decisões.
Conclusão
Após um bicampeonato dominante no anterior somado a chegada do top laner Summit, a maior contratação da história da liga, e de Lava, jogador com grande bagagem na LCK, uma das principais ligas do mundo, o título da LLA não é nada além de uma obrigação para a lendária organização mexicana. Qualquer coisa a não ser a taça será um completo fracasso para a Movistar R7.
Commentaires