top of page
  • Twitter
Buscar

LPL: Análise da Bilibili Gaming

  • Foto do escritor: Blanka
    Blanka
  • 26 de fev. de 2024
  • 5 min de leitura

Elenco


Tendo promovido poucas mudanças em sua lineup do ano passado para esse, a Bilibili Gaming atualmente é um dos melhores times da LPL 2024 Spring Split e almeja que a conquista do campeonato nacional finalmente se concretize.


TOP: Bin

Foto: Divulgação/BLG

Ao decorrer de sua carreira, Bin obteve destaque por ter um estilo de jogo ofensivo, que constantemente visava obter vantagens (XP, gold, tempo) em relação aos seus adversários, além disso, possuía uma champion pool inusual, marcada pela presença de campeões carrys, como Fiora, Camille, Irelia, dentre outros. Tendo isso em vista, tornou-se comum vê-lo atuando como strong side em suas passagens pela Suning, RNG e BLG, mas desde o Worlds 2023, Bin começou a desempenhar um papel mais secundário em relação ao plano de jogo da BLG, jogando com campeões que são associados com o papel de weak side (como Renekton, K'Sante), além de ter menos recursos sendo destinados a ele.


Agora, com o início da LPL 2024 Spring Split, Bin continua atuando de modo similar, tendo jogado de K'Sante ou Udyr em sete de onze partidas disputadas até ao presente momento. No entanto, mesmo que Bin atualmente desempenhe essa função de weak side na LPL, o terceiro game entre BLG vs. TES evidencia que ele ainda sim pode atuar sendo um dos carregadores desse time e ter uma ótima performance contra adversários de alto nível.


JG: XUN

Foto: Divulgação/BLG

Em geral, Xun tende a atuar como um habilitador, visando potencializar algum de seus laners por meio de ganks, skirmishes ou até mesmo na conquista de objetivos neutros, em detrimento de seu próprio jogo. Porém, nesse início do 1° Split da LPL, ele vem atuando muito mais como um carry, tendo jogado de Brand, Kindred e Lee Sin.


Xun demonstra ser um jungler de uma versatilidade incomparável — além do mais, a série entre EDG vs. BLG em que ele joga de Rell no jogo 1 e de Kindred no jogo 2, tendo uma ótima atuação em ambos jogos, reforça esse ponto —, podendo atuar de maneiras completamente distintas, e ainda sim, manter um altíssimo nível.


MID: knight

Foto: Divulgação/BLG

Knight, assim como Bin, é um jogador que, considerando a sua carreira como um todo, tem uma clara orientação a função de carry, tendo tido destaque, desde sua estreia pela Suning, pela suas atuações com campeões ofensivos e com potencial de carry como Ekko, Syndra e Zoe. Entretanto, mesmo que ele tenha tido destaque pela Suning, TES e JDG em decorrência desse estilo de jogo, pela BLG ele vem desempenhando uma função diferente, de coadjuvante, que visa potencializar as atuações de Xun e Elk em detrimento de seu próprio jogo, já tendo escolhido Karma e Neeko em seis de trezes partidas partidas disputadas. Além do mais, faz-se necessário pontuar que apesar de knight estar atuando muito mais como um habilitador nesse 1° Split, ainda sim tem partidas em que ele atua como um dos carregadores da BLG, como em no jogo 1 vs. AL onde ele atuou de Syndra, uma de suas escolhas características, e no jogo 2 vs. RNG em que ele jogou de Akali.


Concluindo, acredito que knight, tal como Xun, é um jogador que tem um nível individual altíssimo, e que também demonstra uma versatilidade ímpar, seja em champion pool, seja em diferentes estilos de jogo.


ADC: Elk

Foto: Divulgação/BLG

Elk é um ADC que tem a capacidade de atuar em alto nível com qualquer ad carry — como fora visto na LPL 2023 Spring Split, tendo atuado com treze campeões diferentes em quarenta e duas partidas, e também no Worlds 2023 em que ele atuou com dez campeões em dezoito partidas —, para além disso, outra característica destacável que ele possui, é o seu posicionamento em skirmishes e teamfights, como a partida entre BLG vs. FNC no Worlds 2023 exemplificando esse ponto. Ao longo de toda a partida, Elk mantém-se sem que seja engajado e/ou eliminado pela Akali, Alistar ou Kai'Sa nas teamfights, além de converter bastante dano ao time da Fnatic como um todo, sendo assim uma peça vital para a vitória da BLG nessa partida.


Por fim, acredito que a habilidade mecânica de Elk, junto das características que foram escritas acima, fazem dele o jogador destaque dessa BLG e também um dos melhores ADC's do mundo.


SUP: ON

Foto: Divulgação/BLG

ON é um suporte que se destaca pela agressividade que demonstra em suas atuações, que independe do campeão ele está usando, além de possuir uma champion pool ampla, que vai de "suportes" ADC's como Ashe e Caitlyn, a enchanters como Lulu, Nami e Milio e também engagers como Nautilus e Rakan.


A postura ofensiva que ON comumente demonstra em suas atuações, alinhada a sua destacável habilidade mecânica, é benéfica à BLG a medida em que essas características aumentam as chances de serem exitosas as disputas de objetivos neutros de early game, como Arauto, Dragão e Vastilarvas, além de skirmishes e ganks em que ele participa

ativamente.


SUP: LvMao

Foto: Divulgação/BLG

LvMao consta como sup reserva da BLG, mas duvido muito que chegue a atuar de fato. Apesar de ser uma referência dentre os suportes chineses por ter sido a grande mente pensante da JDG por muitos anos, ganhando títulos e até MVP's em finais, LvMao está em decadência já faz algum tempo. Suponho até que ele esteja atuando, na verdade, como um positional coach do ON, o que explicaria uma melhora na noção de jogo do jovem suporte neste Split.


Estilo de jogo


A BLG tende a ter Bin atuando como weak side, com ele assumindo uma função secundária e/ou terciária na divisão de recursos, além dele jogar como, normalmente, a frontline da BLG.


Quanto ao Xun, independentemente se sua escolha de campeão é orientada a um estilo de jogo carry ou enabler, ele costuma ter um papel ativo no mapa, dando invade na jungle adversária, ganks, forçando skirmishes, etc. e tendo o auxílio de knight e ON para executar essas movimentações.


Knight costuma jogar com campeões que lhe permitem ter o controle da lane no early game, conseguindo vantagem de push em relação ao seu adversário e permitindo que ele ajude Xun de forma direta (juntando-se a ele) ou de forma indireta (continuando a pressionar o mid laner adversário e o prendendo na rota).


Quanto ao modo que a bot lane atua, é algo que é totalmente condicionado pelas escolhas de ambos para aquela partida em específico. Por exemplo, caso seja escolhido algo como Lucian e Nami, ON dará preferência a permanecer na lane e ajudar Elk a conseguir vantagem em CS e plates em relação aos seus adversários, porém, em caso de ON escolher um engager, ele dará preferência para rotacionar junto de Xun e conseguir vantagens ao redor do mapa.


Obviamente nem sempre essa organização se aplica, visto que a BLG é um time bastante maleável e que pode ter mudanças bruscas de um jogo para outro, mas, em via de regra, é assim que normalmente o time se porta.


Pontos positivos


A versatilidade que essa lineup possui, constitui, para mim, uma de suas melhores características. São jogadores que possuem uma champion pool muito ampla e que têm a capacidade de atuarem de maneiras completamente distintas, algo que, junto de uma coaching staff capacitada, torna-se um verdadeiro trunfo.


Outro ponto positivo são suas teamfights bem organizadas. Conseguem definir alvos prioritários, eliminá-los e assim conseguir um resultado positivo em skirmishes, teamfights, etc. de forma muito veloz.


Pontos negativos


A BLG é um time que não me parece ter pontos negativos, pelo menos não que sejam facilmente perceptíveis. Porém, esse é um time que está mudando a forma que atua, com Bin, Xun e knight desempenhando funções distintas das quais vinham atuando no ano passado, então até que esses jogadores estejam acostumados a atuarem das novas formas que lhe são solicitados, a equipe irá apresentar falhas que serão punidas pelos seus adversários, por vezes até perdendo partidas em decorrência disso.


Conclusão


Não tenho dúvidas de que atualmente a BLG é um dos melhores times do mundo e que têm um espaço para crescimento individual e coletivo altíssimo. Tendo isso em vista, acredito que a BLG além de ser a principal candidata para vencer o 1° Split da LPL, também surge como uma das principais candidatas para vencer o MSI 2024.




Comments


Porão do Comp

Obrigado pelo seu tempo!

bottom of page