LPL: Análise das equipes pro Spring Split - Parte 1
- Blanka
- 20 de jan. de 2024
- 5 min de leitura
Team WE
Para a LPL 2024 Spring Split, a WE confirmou as saídas de Cube, Shanks e Hope, que foram substituídos, respectivamente, por Wayward, FOFO e Prince. Heng e Iwandy permanecem na equipe.
À grosso modo, acredito que a janela de transferências da WE acabou sendo muito acertada. Wayward, FOFO e Prince, comparando-os com Cube, Shanks e Hope, são ótimos jogadores e que, além disso, possuem características similares.
Wayward atuava como weak side pela TES, assim como Cube pela Team WE. Apesar disso, pelo que demonstrou na Demacia Cup, já como jogador da WE, pode desempenhar também a função de strong side.
FOFO, comparando-o ao Shanks, são jogadores de características similares, com ambos tendo tido destaque atuando como carry de suas respectivas equipes, no entanto considero FOFO como um mid laner consideravelmente melhor do que o Shanks, além de ter maior experiência e versatilidade para desempenhar outras funções.
Quanto ao Prince, é evidente que seu ano de 2023 atuando pela FlyQuest foi bem abaixo, ainda mais considerando que pela Liiv SANDBOX ele chegou a ser eleito LCK 2nd All-Pro Team (2022 Summer), mas acredito que ele seja uma boa reposição em relação ao Hope. Ambos são jogadores que prezam por terem uma lane phase dominante e que destacam-se em skirmishes e em teamfights de mid game. No mais, é evidente que Hope, considerando o 1° Split e 2° Split de 2023, é um jogador melhor do que Prince, mas, em suma, acredito que esta tenha sido uma boa reposição.
Por fim, minhas expectativas quanto a participação da Team WE na LPL 2024 Spring Split é a de um 8° lugar.
Bilibili Gaming
A BLG confirmou a saída do mid laner Yagao, que fora substituído por knight, além da adição LvMao como suporte substituto. Bin, XUN, Elk e ON foram mantidos na equipe. A coaching staff é formada por BigWei (head coach), Xiasu (assistant coach) e zyb (analista).
Acerca da janela de transferências realizada pela BLG, a saída de Tabe (head coach) — que teve ótimos resultados tanto pela própria BLG quanto pela RNG, chegando inclusive a vencer a LPL e o MSI — é uma perda considerável e que dificilmente será reposta em nível similar.
Quanto a saída de Yagao, acredito que esta mudança tenha sido motivada pelo Worlds 2023, em especial, as seguintes partidas: BLG vs. KT Jogo 1, G2 vs. BLG Jogo 2 e BLG vs. WBG Semifinals Jogo 1, 3 e 5. Essas partidas, independentemente de serem vitórias ou derrotas da BLG, exemplificam a dificuldade que a equipe possuía de atuar tendo Yagao como carry, algo que normalmente não acontecia com Bin ou Elk desempenhando essa função. Em contrapartida, knight oferece uma maior versatilidade em comparação ao Yagao, podendo atuar tanto como carry quanto como enabler.
Em conclusão, a BLG é, sem dúvidas, o melhor time do Spring Split da LPL 2024. A adição de knight, eleito pela Chinese Yearly Award como MVP e melhor mid laner no ano de 2023, a um elenco que alcançou ótimos resultados no ano passado (2° lugar LPL Spring Split, 2° lugar MSI, 3° LPL Summer Split, 3-4° Worlds 2023) faz com que a BLG desponte como a principal candidata ao título do 1° split da LPL 2024.
Weibo Gaming
Para o 1° split da LPL 2024, a WBG confirmou as saídas de TheShy, Karsa e Weiwei, assim como confirmou as contratações de Zdz e de Xiaohao, além da integração de Erha, que antes estava na WBG Youth Team (line Academy da Weibo), como suporte substituto do elenco principal. A coaching staff permanece inalterada.
As contratações de Zdz e de Xiaohao para sucederem TheShy e Weiwei foram movimentações bastante interessantes, ainda mais considerando que a WBG sempre teve preferência pela contratação de jogadores já consolidados na LPL, como TheShy, Karsa, Xiaohu, Crisp, etc. e os dois — Zdz e Xiaohao — fogem totalmente deste modelo de jogador. Além disso, ambos vieram da Anyone's Legend, equipe que teve pouco destaque ao longo do ano, tendo terminado na décima sexta colocação no 1° e 2° Split da LPL 2023. Tendo isso em vista, acredito que as contratações de Zdz e Xiaohao tenham sido acertadas, pois trata-se de jogadores novos e com bastante potencial.
Quanto ao restante do time (Xiaohu, Light e Crisp) acredito que a manutenção tenha sido correta. Mesmo que a participação de Xiaohu e Crisp no Worlds 2023 tenha sido abaixo do que eles apresentaram em outros campeonatos, como o Regional Finals da LPL, ainda assim são jogadores de qualidade ímpar, que participam ativamente da comunicação do time e que dificilmente seriam repostos por jogadores de qualidade similar.
Em relação a provável colocação da Weibo Gaming nesse Split, acredito que eles conseguirão um 5° ou 6° lugar.
LNG Esports
Para a temporada 2024, a LNG anunciou a saída de seu capitão e jungler, Tarzan, além das contratações de Weiwei e Mark, que se juntaram a Zika, Scout, GALA e Hang à equipe. Quanto a coaching staff, Poppy (coach) não permanece na equipe, sendo substituído por Crescent. doG8 (analista) também foi contratado.
Em minha opinião, desfazer-se do Tarzan, que já estava integrado ao elenco da LNG há bastante tempo e possuía uma boa sinergia in game junto ao Scout, para substituí-lo pelo Weiwei, que possuí qualidade e características similares ao Tarzan, é um erro.
A contratação do Mark também é algo que vejo como duvidosa, apesar de ser um suporte que apresenta um nível de atuação razoável desde sua passagem pela LGD, considero Hang como um suporte melhor, e tendo como base as atuações recentes de ambos (Mark pela TES e Hang pela LNG), vejo-o tendo um melhor encaixe com GALA e a LNG em geral.
No entanto, mesmo que a janela de transferências da Li-Ning Gaming tenha sido dúbia, ainda assim a line up deles é de um talento ímpar, mesmo considerando equipes que são candidatas ao título. Tendo isso como base, considero que a LNG consiga uma 4° colocação.
RNG
A Royal Never Give Up anunciou as saídas de LvMao e Lele, que foram substituídos pelo velho conhecido e capitão da equipe, Ming, que retorna aos palcos após período inativo. Lwx também foi contratado para ser o ADC titular. Quanto a coaching staff, ocorreram as saídas Comet (assistant coach), além de Martin, anteriormente head coach, que foi movido para a função de coach. Letme, ex-top laner da line que conquistou o MSI 2018, assume a função de head coach da equipe.
Sobre a line up, mesmo que a volta de Ming à equipe tenha sido um acerto, considerando o quanto ele pode agregar ao time em qualidade e comunicação, a manutenção de Tangyuan como mid laner e a contratação de Lwx como bot laner é, a meu ver, foram movimentos bastante duvidosos. Tangyuan, mesmo tendo sido eleito Best Rookie da LPL Summer Split 2023, demonstrou ser inconsistente e não acredito, seja por uma questão de característica ou de habilidade, que ele possua a capacidade de atuar sendo um dos carrys dessa equipe.
Quanto ao Lwx, suas últimas atuações pela FPX são de pouco ou nenhum destaque, tendo ido poucas vezes aos playoffs e sendo normalmente eliminado em suas primeiras fases. Evidente que pode existir outras razões que justificam a sua contratação, como ele ser um bom shotcaller ou ter uma sinergia interessante junto ao Ming, mas, por hora, não acredito que essa tenha sido uma boa contratação para a RNG.
Ainda assim, mesmo que Tangyuan e Lwx não sejam as melhores escolhas, Breathe, Wei e Ming são jogadores que agregam muito em termos de qualidade e versatilidade nessa line up e tendo isso em vista, acredito que a RNG seja sim capaz de conseguir uma 9° ou 10° colocação e assim se classificar para os playoffs desse 1° Split da LPL 2024.
Comments