LPL: Análise das equipes pro Spring Split - Parte 2
- Blanka
- 21 de jan. de 2024
- 4 min de leitura
EDward Gaming
A EDG fez algo que já deveria ter feito desde a temporada passada: um rebuild completo (ou quase isso).
Com a saída de seu capitão e maior ídolo, Meiko, além de FoFo e Uzi, a maior campeã da LPL optou por renovar a base de sua equipe usando seus prospectos do Academy. Solokill (top), Monki (jg), Fisher (mid) e Vampire (sup) foram promovidos e se juntaram à Ale e Jiejie, assim como o ad carry Leave, nesse caso, sendo re-efetivado na principal.
O que não falta nessa line, principalmente por parte dos que foram promovidos, é talento, potencial, mas também é fato que terão de se adaptar à ausência e enorme falta que Meiko fará enquanto figura de liderança e shotcalling. O projeto é evidentemente a longo prazo, então ao menos tempo eles terão para se desenvolver e aparar as arestas.
A Demacia Cup que fizeram foi um pouco decepcionante. Apesar do 0-3 dar a entender que foram varridos em todas as partidas, o que não foi o caso, o que mais me deixou com o pé atrás foram as causas dessas derrotas, como posicionamento e teamfight, coisas que não eram pra ser um problema, ainda mais pelo fato de que a line que jogou foi a do Academy em si, sem Ale ou Jiejie no meio para possivelmente causar desorganização.
A expectativa é de que briguem por vaga nos playoffs.
Oh My God
Com budget limitado, contratos chegando ao fim e a equipe colecionando boas campanhas nos últimos anos, não teve jeito, a OMG não conseguiu segurar todos seus jogadores, que fatalmente foram procurados por outras organizações.
Aki, shanji e Creme, o top side inteiro, se foi, permanecendo apenas a bot lane, formada por Able e Ppgod. Bot lane, essa, que será de suma importância para a equipe daqui em diante. O plantel de 2024 foi inteiramente montado em torno da figura de Able, referência mecânica restante na line.
Para o top, um weaksider de longa data, Cube, ex-WE; para o mid, um jogador selfless, enabler, Angel, ex-NIP; e para a jungle, xiaofang, que era reserva na TES Academy.
A primeira amostra dessa equipe não foi muito animadora, tendo em vista que ficaram em terceiro lugar num grupo com RNG e LGD na Demacia Cup 2023. Mas o grande problema não foi nem o resultado em si, mas sim as performances. O que era esperado da bot lane, não foi entregue. O jungler, xiaofang, também claramente precisará de mais tempo para se adaptar ao tier 1 da região. Angel foi "ok", como sempre, e Cube surpreendeu sendo o melhor em campo.
A OMG só sofreu downgrades, isso é óbvio, mas a ideia da line é bem justa e as peças scoutadas para esse propósito foram boas, condizentes. Acho que dá pra equipe competir por uma última vaga nos playoffs caso Able performe o que se espera dele.
Ninjas in Pyjamas
A NIP veio para 2024 fazendo fortes investimentos na sua line de LoL, mostrando que tem sim ambições.
A organização ocidental montou um top side de respeito pegando a boa dupla de top e jungle da OMG, Shanji e Aki, além do medalhão Rookie para a mid lane. O trio se juntam aos remanescentes Photic e Zhuo.
Essa line já demonstrou seu potencial durante essa última edição da Demacia Cup, cujo qual chegaram até as semifinais. A equipe se encaixou muito rápido, mostrando um macro surpreendentemente bom, coisa que requer muita comunicação e organização. Claro, nem tudo são flores, alguns pontos ainda têm de ser ajustados, como os brancos repentinos do Photic e Aki, assim como a fraca visão de jogo e trabalho de mapa do Zhuo, mas o futuro permanece promissor.
Minha expectativa é de que fiquem entre a quinta e a oitava colocação.
JD Gaming
A JDG veio para 2024 com duas mudanças significativas em seu elenco que quase completou o Grand Slam em 2023.
Com a saída da sua dupla de solo laners, 369 e Knight, a org deu um passo pra trás (literalmente, no caso do mid) e optou pela volta do Yagao e duas apostas pro top: Flandre, que estava aposentado, e o jovem sheer, que completou 18 anos neste último dia 6 de dezembro.
A Demacia Cup que fizeram foi muito boa, diria até que surpreendente, dado os fatores rookie na top lane e jungler do Academy tendo que substituir o Kanavi. Não dá pra falar muito de projeção, já que não jogaram com a line inteiramente titular, mas algo de diferente que já deu pra reparar foram os picks de viés mais carry aparecendo na mão de sheer durante o torneio. Não que ele tenha sido o foco de recursos da equipe, isso aparentemente não mudou e não mudará, mas a maneira na qual o top executa o weak side, agora, fica mais próximo do que o TheShy fazia na Weibo.
Minha expectativa é de que continuem no topo, entre o primeiro e o segundo lugar.
Top Esports
A TES não poupou esforços pra montar mais uma espécie de super time cujo qual estão tão acostumados.
Com a saída do trio Wayward, Rookie e Mark, houveram as vindas do Creme, ex-mid laner da OMG, Meiko, ex-suporte da EDG, e o regresso do 369, ex-top laner da JDG. Tian também teve seu contrato renovado e permanecerá como jungler da equipe por mais uma temporada.
Quanto à top lane e suporte, não restam dúvidas: dois baita upgrades. Já no mid, sim, foi um downgrade, mas de forma comparativa apenas, já que Creme é um dos prospectos mais talentosos da posição na liga.
A TES foi mais uma equipe que fez uma boa Demacia Cup, mostrando que os encaixes se alinharam e que JackeyLove e Meiko são uma bot lane pra ficar de olhos bem atentos durante o Spring Split.
Minha expectativa é de que briguem pela terceira ou quarta colocação.
コメント