Udyr TOP, compreendendo o Andarilho Espiritual
- Lucas Miguel
- 1 de fev. de 2024
- 3 min de leitura
Estreado na LCK no dia 17 de janeiro por Zeus, Kiin e DnDn, Udyr é um pick que nas últimas semanas vem tomando bastante espaço no competitivo mundial, aparecendo em 54% das partidas das principais ligas do mundo. Vamos buscar entender mais sobre o campeão.
Quando o Udyr aparece?
Geralmente o Udyr aparece em composições que necessitam de uma frontline forte e que alocam muito recurso no mid e/ou bot, assim precisando de um campeão que consiga se manter bem na top lane, coisa que o Udyr com certeza faz. O campeão possui um bom sustain com seu W, um bom clearwave com seu R e também uma boa evasão de ganks com seu E fortalecido pela passiva. Udyr também é ideal pra composições que lutam fights front-to-front.
Por esses motivos apresentados, ele é extremamente blindável e consegue disputar lane contra a maioria dos campeões do atual meta. Seus melhores counters são campeões muito arriscados e situacionais no competitivo, como Darius e Garen.
Spell
Assim como pra quase todo top laner, o Teleporte é, também, uma das spells usadas pelo Udyr, mas o curioso mesmo está na outra escolha: a do Ghost.
Por que Ghost e não Flash? Bom, o Udyr com essa build possui um playstyle bem parecido com o do Singed, que é entrar e dar dano ao longo do tempo enquanto tenta puxar o foco de dano pra si próprio. O Ghost possibilita isso deixando ele sempre colado com o inimigo enquanto pode simplesmente correr e desviar mais facilmente. O flash nesse tipo de campeão é inviável, pois além de ter um tempo de recarga maior, possibilitaria apenas uma entrada, deixando-o facilmente caitável se essa entrada fosse anulada.
Runas
Na sua árvore primária ele opta principalmente por Aperto dos Mortos Vivos, Golpe de Escudo, Ventos Revigorantes e Revitalizar. Uma árvore que garante a ele boas short trades e muito sustein em sua lane phase.
Já na secundária, geralmente usa-se Biscoito para um susteins a mais de vida e mana e velocidade de aproximação para se manter sempre colado nos seus alvos ao usar sua ultimate.
Build
Contra campeões AD, geralmente Udyr começa com uma bota defensiva e depois faz a Manopla dos Glacinatas, pois além de fornecer bons stats para ele, a passiva do Fulgor comba perfeitamente com a passiva do campeão, já que ele está constantemente trocando de forma e dando auto attacks. De segundo item podemos observar uma presença muito forte do Coração Congelado, pois além de sua receita estar extremamente barata e conceder muita armadura e CDR, o item também possui um passivo de reduzir dano flat e outro de reduzir a atack speed inimiga em 20%, o que torna esse um item muito forte mid game.
Contra campeões AP, Rookern Lamúrico é um item perfeito, pois além de fornecer valores de atributos muito altos para um item de MR (400 de HP, 80 de MR e 150% de regeneração de vida), possui um ótimo custo benefício (2900 de gold) e também tem um build path muito bom com Capuz do Espectro, que fornece HP, MR e regeneração de vida.
Para itens seguintes, existem várias opções, como Jak'Sho, Armadura de Espinhos, Máscara Abissal, etc. Variando de contexto a contexto, mas sempre seguindo uma build full tank.
Conclusão
Udyr continuará aparecendo no competitivo, principalmente depois do 14.3, onde alguns Rioters anunciaram que sua passiva receberá os efeitos de ultimate, tornando possível o uso de itens como Malevolência e Hexoplaca Experimental. Ainda vamos ter bastante uga por aí!
Comments